ESCRITURAÇÃO CONTABIL
Para melhor controle e qualidade administrativa contábeis das empresas através de informações em relatórios e em demonstrativos que ajudam aos empresários e administradores foi criado o sistema de escrituração contábil, tendo como o objetivo proposto a este trabalho analisar a escrituração contábil dentro do direito de empresário.
Neste estudo veremos que alem de todas as vantagens que proporciona a escrituração ela tem um papel dentro do direito civil, aqui falaremos de enquadramento ou não de empresas, sistema de livros, direitos e deveres dos que tem que faze ló, multas e encargos.
Então neste trabalho foi feita uma investigação e pesquisa de um tema de relevância na escrituração da contabilidade das empresas, sua importância dentro do direito civil, buscando entender e conhecer os impactos destas medidas e exigências, identificando e mostrando as vantagens e desvantagens mais relevantes.
Resumo
O presente trabalho tem por seu objetivo descrever sobre escrituração contábil dentro do direito de empresário, e a escrituração vem se tornando a cada dia uma ferramenta de auxilio para as empresa na ajuda de tomada de decisões procurando sempre atender as necessidades do fisco.
Para o Código Civil a escrituração é de responsabilidade do responsável de contabilidade, tendo suas obrigações na hora de fazer os registros contábeis e o empresário com sua parcela de responsabilidade, pois é responsável em repassar as informações para o profissional contábil. Sendo que uma escrituração para ter seu valor deve ser registrada na Junta Comercial e conter a assinatura do Contador ou Técnico e do responsável pela empresa sendo ele administrador, gerente ou sócio-gerente.
A escrituração possui funções importantes dentro de uma empresa, entre elas é a de função da escrita mercantil - num sentido meramente esquemático, a função dos registros das operações do dia a dia realizadas pelo comerciante relacionada á necessidade de