Escritores da liberdades
Ao ver a dificuldade daquela professora em uma sala de aula com tantos problemas e sua motivação temos a certeza de que existem pessoas que querem fazer a diferença. Entende-se por motivacao “um processo de desequilibrio, no interior do organismo, onde a solução a este desequilibrio significa ação do sujeito em busca do objetivo.” (LA ROSA. 2001. p 34)
Vemos em todo momento o descaso da escola em relação aos alunos negando o uso de materiais que teoricamente são pra eles e é assim na realidade, muitas vezes o que falta não e o interesse do aluno e sim apoio da escola que não fornece o que e necessário. E a maioria das vezes não é a falta desses materias mais o medo que os alunos danifiquem, assim ficam guardados e os alunos nao tem oportunidade de usar destes.
De acordo com a teoria da privação cultural, o fracasso na escola é resultado de diferenças intelectuais qualitativa das classes baixas, devido a deficiências em sua experiência cultural e familia. (VELHO.1985. p 69) No início vemos o sofrimento e as frustrações da professora Erin, mais ela nao desiste e acaba percebendo que aqueles alunos são desinteressados porque vivem em uma sociedade dificil onde pessoas morrem todos os dias, onde o trafico e a violência são constantes. Ao pegar aquele desenho que mostra o preconceito ela começa a falar de assuntos que eles nao conhecem e que fazem parte da historia o que desperta neles a curiosidade. A partir dai todo o enredo da história muda aqueles alunos desisteressados passam a querer saber e entender. Erin de varias formas consegue mostrar aos alunos diferentes temas e jeitos de aprender. A direção da escola não apoia as atitudes de Erin mais mesmo com todos os obstaculos ela segue em frente e com seu dinheiro começa a comprar livros para os alunos. Quando ela apresenta o livro " O diário de Anne Frank" que fala