Relatorio de um experimento sobre o giroscopio
RELATÓRIO 4 – GIROSCÓPIO
Grupo de nº 6
Professor: Paulo Narciso
Grupo: Lucas Inácio
André Oguro
Matheus Rocha
parte 1
A1) O peso do disco e o contrapeso relacionam-se para deixar o sistema em equilíbrio. O equilíbrio se dá pois o torque resultante no eixo de rotação torna-se nulo. O equilíbrio se estabelece, apesar de os pesos serem diferentes, devido ao fato de as distâncias compensarem o torque.
A relação se estabelece por:
= PxD ; PdxDd= PcxDc
Sendo P o peso e D a distância da massa até o centro de rotação.
A2) O torque, quando o peso é colocado na posição 1, tem um sentido perpendicular ao sentido do raio e do peso, caso o peso seja movido para a posição 8 (outra extremidade da haste), o torque muda de sentido.
Quando os eixos 3 e 4 são fixados, e é criada uma velocidade angular w, ocorre um torque resultante com sentido ascendente e direção vertical. Esse torque, com essa direção e sentido, é resultado de uma aceleração no sentido anti-horário, para quem observa o sistema de uma vista superior. Caso a aceleração seja no sentido horário, para o mesmo referencial de observação, o torque teria sentido descendente e direção vertical.
A3) O vetor w
A4) A seguir, segue a orientação das reações à forças aplicadas de acordo com a coluna 1. O referencial adotado para a rotação do disco é o anti-horário visto pela extremidade 8.
TABELA 1
Força aplicada na extremidade 1.
Direção e sentido do torque aplicado.
Direção e sentido da reação da extremidade 8 do giroscópio.
Direção de movimentação da extremidade do vetor momento angular. x z z z
-x
-z
-z
z z -x
-x
x
-z
x x x
Gire o suporte central no sentido horário (v. de cima)
-z
-z z Gire o suporte central no sentido anti-horário (v. de cima) z z z Essa outra tabela segue o mesmo princípio da anterior, porém