Precessão de um Giroscópio
Mecânica III
A prática em questão possibilitou constatações acerca da conservação do momento angular. Para tanto foi utilizado um giroscópio. Com os dados obtidos foram montadas tabelas para maiores análises. Estas análises deram suporte para afirmações que serão apresentadas no decorrer do relatório.
Objetivos
Primeiro experimento: Estudar a conservação do momento angular e as consequências da aplicação de torques externos ao variar a posição do centro de massa em relação ao ponto de sustentação, em um giroscópio.
Introdução
Para compreensão do fenômeno ocorrido primeiramente devemos nos lembrar de alguns conceitos. Um dos objetivos da física é o estudo das rotações. Entre as aplicações desse estudo a mais importante é talvez a análise do rolamento de rodas e de objetos que se comportam como tal. Esta aplicação da física vem sendo utilizada há muito tempo. Assim, por exemplo, quando os habitantes pré-históricos da Ilha da Páscoa moveram gigantescas estátuas de pedra de uma pedreira para outros lugares da ilha eles a arrastaram sobre toras, que funcionaram como roletes. Mais tarde, quando os americanos colonizaram o oeste no século XIX transportaram seus pertences primeiro em carroças e depois em vagões de trem.
Procedimento / Resultados (primeiro experimento)
Os equipamentos utilizados no experimento foram um giroscópio, cronômetro, régua, balança e um sensor de rotação. O cronômetro com objetivo de sabermos o tempo gasto em uma volta dada pelo giroscópio, a régua para se medir a distância D que parte do eixo do giroscópio e por ultimo uma balança para que pudéssemos conhecer a massa do giroscópio.
Com o auxilio do livro HALLIDAY, Daivd; Fundamentos de Física e como bem sabemos, o giroscópio é formado por uma roda fixada a um eixo e livre para girar em torno do eixo. Se uma das extremidades do eixo de um giroscópio estacionário é apoiada em um suporte, como na figura ao lado, e o giroscópio é liberado,