Escalonamento
Andréia Regina
Bressiany Kenia Pires
Daiane Aires de Medeiros
Elisangela B. de O. Costa
Maria de Fátima Augusta
Mauricio Bruno Maulaz Matos
Resumo
Este trabalho abrange o estudo de técnicas de escalonamento de processos, sendo uma tarefa extremamente importante em um sistema operacional. A utilização de escalonadores de processos atinge outras áreas alem do SO, afeta todos os problemas onde há um conjunto a serem executadas em um conjunto de unidades executantes. O tempo de execução final das tarefas é diretamente afetado pela seqüência de execução adotada, como é o caso dos sistemas de produção, que necessitam de informação em tempo real, para a execução de tarefas ou para o diagnóstico de problemas, com o objetivo da rápida tomada de decisão. Objetivo é fornecer agilidade na execução de tarefas com maiores prioridades, organização de filas de execução e total transparência para o usuário.
Palavras chave: Escalonamento de processos, Tipos de Escalonamento, O que é um Escalonamento de processos.
Introdução
O conceito de processo é, certamente, o conceito mais importante no estudo de sistemas operacionais. Para facilitar o entendimento deste conceito, considere-se um computador funcionando em multiprogramação (isto é, tendo vários programas simultaneamente ativos na memória).
Além das instruções e dados, cada programa em execução possui uma área de memória correspondente para armazenar os valores dos registradores da UCP, quando o programa, por algum motivo, não estiver sendo executado. Essa área de memória é conhecida como registro descritor. Assim, em um determinado sistema, cada programa em execução constitui um processo. Portanto, podemos definir processo como sendo um programa em execução, o qual é constituído por uma seqüência de instruções, um conjunto de dados e um registro descritor.
Num ambiente de multiprogramação, quando existe apenas um processador na instalação, cada processo é