Giroscopio
A experiência visa familiarizar o aluno com os objetos físicos chamados giroscópios (veja o item “Introdução teórica” no Apêndice para maiores detalhes) por meio de uma análise qualitativa do seu movimento ao longo do tempo, que pode ser efetuada seguindo as etapas descritas abaixo. O relatório deve conter as seguintes seções: introdução, objetivo, descrição do experimento e materiais usados, análise e discussão (que deve incluir as respostas às questões dos itens 4, 5 e 6 e os gráficos e tabelas necessários para entendê-las) e conclusão, onde é preciso enunciar claramente os fatos físicos que conduziram a ela.
1) Veja o(s) filme(s) referente(s) à experiência. Atente para o movimento de precessão do giroscópio.
2) A partir das fotos disponibilizadas no site, monte a tabela com os valores de (ângulos de precessão) seguidos dos respectivos instantes de tempo.
Importante:
a) No filme, você observou o movimento do giroscópio e constatou que ele completou várias voltas. Entretanto, a fim de diminuir erros de paralaxe1 e também a influência do movimento de nutação (que pode tornar a análise mais complexa) nos dados, as fotos contemplam o movimento do giroscópio dentro de um quadrante apenas (figura 1). b) Serão utilizadas somente a primeira e última fotos de cada volta. Com isso, você irá obter (para cada volta) duas posições do giroscópio com os respectivos instantes de tempo.
c) O círculo sobre qual o giroscópio realiza o movimento foi inteiramente dividido em intervalos de 15°. Portanto, não é possível ter uma precisão muito boa na determinação do ângulo. Recomendamos que você divida (de forma imaginária) o intervalo em 3 partes, cada um correspondendo a 5°. Com isso, a posição do giroscópio sobre o círculo será dada por múltiplos de 5° (ex: 205°, 315º, etc). Adote a incerteza nesse valor como sendo 2,5° e lembre-se que todos os valores de ângulos em graus (º) devem ser