Giroscópio
Grupo nº 1
Professora: Letícia Nunes Coelho
Turma: I
Lucas Moreira Gomes 15/0062079
Vitória Penteado Guimarães 15/0023626
Gabrielle Rodrigues M. I. Azevedo 15/0010796
MOVIMENTO DO GIROSCÓPIO
Introdução
O movimento de rotação é importante no estudo de grandezas usadas na cinemática e na dinâmica dos movimentos. Para o movimento de translação, a percepção dos vetores e seus sentidos requer um estudo mais detalhado, já que são muitas vezes resultados da soma de outras forças as quais atuam sobre o objeto.
Objetivos
O experimento tem o objetivo de, através de fenômenos físicos, determinar o momento de inércia (no giroscópio) de 2 diferentes modos.
Materiais
- Giroscópio de três eixos;
- Motor elétrico para aceleração do disco;
- Foto sensor e contador para medida do período do disco (erro instrumental 0,001 s);
- Suporte para pesos;
- Pesos de 50g e de 100g;
- Régua milimetrada de 1m de comprimento;
- Conjunto de setas indicativas das grandezas vetoriais;
- Cronômetro Digital;
Procedimentos:
Todos os passos a seguir visam à determinação do momento de inércia usando a lei da conservação da energia. Para a primeira parte do experimento, um cordão foi amarrado no pequeno gancho do suporte para pesos e a outra ponta na polia do giroscópio. A massa colocada no suporte foi de 400 g. Após isso, girou-se o disco, até que este estivesse a 10 cm do chão, certificando-se de que o sensor ótico e o contador estivessem nas devidas posições e prontos para funcionamento. Colou-se um vetor no disco para que este acionasse o cronômetro.
Após se soltar o peso, no momento em que atingisse o chão, o contador era acionado e o período de uma volta do disco cronometrado. O mesmo procedimento foi
feito subindo a posição do peso de 10 em 10 cm até chegar aos 80 cm. Para cada altura, o período foi calculado quatro vezes para que uma média dos valores pudesse ser feita, considerando as imprecisões na hora de acionar o contador. As alturas foram medidas na régua