Confiabilidade metrologica
Apostila
Confiabilidade Metrológica
AUTORES:
Prof. Msc. SAMUEL MENDES FRANCO
Prof. Msc. OSNI PAULA LEITE
Prof. Msc. LUIS ALBERTO BÁLSAMO
Apostila de Instrumentação
AUTORES: SAMUEL MENDES FRANCO - OSNI PAULA LEITE - LUIS ALBERTO BÁLSAMO
Fatec Sorocaba – 08/2008
1
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA
A importância da Instrumentação
Evolução da Tecnologia de Medição
O conceito de quantificar grandezas existe há milhares de anos. No princípio, as unidades de medida baseavam-se em partes do corpo humano. Por exemplo, a antiga unidade de medida egípcia para comprimento era o cúbito real, definido como o comprimento do antebraço do faraó reinante.
Com a expansão do comércio, e especialmente do comércio internacional, os metrologistas desenvolveram sistemas internacionais de unidades de medida, sendo os principais o métrico e o inglês. O sistema métrico é inteiramente baseado na notação decimal e usa essencialmente unidades de medida desenvolvidas por cientistas nos séculos
XIX e XX. No início da década de 1970, todos os países industrializados, com a única excessão dos Estados Unidos, já haviam adotado o sistema métrico ou haviam decidido fazê-lo. Mais recente, foi elaborado um Sistema Internacional de Unidades (SI) que consiste em:
- Sete unidades fundamentais de medida, para: comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura, intensidade luminosa e quantidade de substância.
- Duas unidades suplementares para ângulos planos e sólidos.
- Uma longa lista de unidades derivadas
- Uma terminologia padronizada para múltiplos e submúltiplos de todas as unidades de medida.
Exceto pela inspeção visual, a medição do comprimento é a forma mais antiga de medição. No entanto, essa velha forma de medição passou por várias revoluções apenas no século 20. Essas revoluções incluem:
Apostila de Instrumentação
AUTORES: SAMUEL MENDES FRANCO - OSNI PAULA LEITE - LUIS ALBERTO BÁLSAMO
Fatec