O balanço energetico do Brasil e os ciclos de energia na Terra
Também chamado de balanço radiativo é um termo usado na climatologia para indicar a quantidade de energia que entra em nosso planeta, em relação à quantidade de energia que deixa a atmosfera, rumo ao espaço, seguindo o que fora proposto por Isaac Newton em sua Lei da conservação da energia.
A energia existente na Terra tem sua principal origem a radiação emitida pelo Sol. De modo geral, podemos dizer que o balanço energético da Terra é neutro, ou seja, a quantidade de energia que entra é a mesma que é emitida para fora, pela superfície do planeta. Mas quando porções limitadas da superfície terrestre são consideradas, nota-se diferenças sutis entre a quantidade de energia absorvida e a energia emitida. Essa diferença está diretamente relacionada à quantidade de energia que é absorvida e emitida pela Terra, apresentando valores variáveis conforme sua latitude e estação sazonal.
Quando a quantidade de energia que entra no Planeta é superior à quantidade que sai, temos uma situação de Aquecimento Global.
Fontes de Energia
O ser humano sempre utilizou fontes de energia para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. Essas substâncias, por meio de um processo de transformação, proporcionam energia para que o homem possa cozinhar seu alimento, aquecer seu ambiente, produzir combustíveis, entre outras atividades.
Porém, foi com o advento do modelo econômico capitalista, baseado num intenso processo de produção e consumo, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário, pois o setor industrial é altamente dependente de energia para o funcionamento das máquinas, em especial das fontes de origem fóssil (petróleo, gás natural e carvão mineral).
As fontes energéticas são classificadas em renováveis e não renováveis. As primeiras, mais utilizadas pelas indústrias, são representadas pelo petróleo, gás natural, carvão mineral e energia nuclear. Essas fontes são extremamente poluidoras e