escritores da liberdade
Filme: Escritores da Liberdade
O filme escritores da liberdade relata que a educação é para todos, não importa etnia, raça ou religião. O trabalho em grupo efetuado pela professora Erin Gruwell era fantástico, apesar de muitas vezes apresentar desânimo e total repulsa de alunos problemáticos de um perigoso bairro suburbano em aprender, mas ela não desiste em apresentar novos materias para o interesse dos mesmos.
O ponto principal é que Erin deseja que seus alunos se expressem através través de um diário e, a partir deste se comuniquem entre suas dificuldades do cotidiano e que aceitem novos conhecimentos. Aos poucos ela conquista a confiança do grupo, onde eles começam a mostrar mais interesse pela leitura, pelas aulas e por fim começam a dar maior credibilidade para a simples professora. Não foi fácil o grupo se unir, pois, cada um tinha uma personalidade muito forte, e conviviam com inúmeros problemas fora da sala de aula.
Erin entregou aos alunos o livro ¨O diário de Anne Frank¨, onde cada um se identificou com a menina que ficou em um campo de refugiados enquanto seu pai lutava na guerra e depois a mesma fora para a casa de uma bondosa mulher que á acolheu. Foi então que os alunos tiveram a ideia de mandar uma carta para a protetora de Anne para lhes contar a história pessoalmente. Como triunfo da jornada, a professora conseguiu unir o grupo, que tiveram a ideia de arrecada dinheiro para trazerem então a senhora que tanto eles admiravam.
A recompensa foi conhecer a famosa protetora e saber das histórias que ela tinha para lhes contar.
O objetivo é ensinar meus alunos como ingressar na sociedade para que no futuro possam fazer as escolhas corretas e se tornarem pessoas mais responsáveis, sabendo que a educação é a principal chave para um mundo progressista.