Escritores da liberdade (relatório)
1º Semestre
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Relatório do Filme
“Escritores da Liberdade”
Guarulhos
2012
Relatório do filme “Escritores da Liberdade”
O filme Escritores da liberdade nos mostra os desafios que uma educadora recém formada encontra em uma escola localizada em um bairro com contexto social problemático (periferia) e traz em seu enredo importantes reflexões sobre a educação e a conduta do educador, alunos e administração escolar.
Após o primeiro contato com os alunos, a educadora tenta utilizar o método tradicional de ensino não atingindo resultados e que os alunos desmotivados apresentavam sérios problemas disciplinares.
Rotulados como adolescentes em risco, pela gestão do colégio, a educadora percebe que o processo de ensino será uma longa batalha de desafios individuais compostos por transformações, conscientização e motivação e que a relação professor e aluno devem sempre interagir. Assim, por meio da mediação a educadora consegue transformar a vida de seus alunos, incentivando-os a reavaliar suas opiniões sobre os o outro, reconsiderar decisões e repensar sobre seu futuro.
Por se tratar de uma história real, o filme apresenta o modo como a abordagem pedagógica, adotada pela educadora, pode promover vínculos e agregar valores, favorecendo a compreensão dos conteúdos, inserindo na realidade dos alunos e gerando interesse no processo de ensino e nas relações interpessoais, de modo que educadores e alunos possam atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social, acreditando que a educação ainda é a forma de sermos cidadãos de bem e contribuir com um mundo mais