Relatorio do filme : escritores da liberdades
O filme “Escritores da Liberdade” conta a historia de uma jovem professora no inicio de sua carreira como docente.
Ela enfrenta desafios desde o inicio, mesmo em sua casa com seus familiares, que não apoiam sua decisão de ser professora num país cercado de conflitos raciais e violência. Mas ela não desiste e decide colocar em pratica seu sonho de ser professora.
Na escola, ela enfrenta diversos problemas com a diretora, que não a incentiva e a amedronta por causa do passado dos alunos e pela experiência que vivia todos os dias na escola.
Mas a professoraErin Gruwell, interpretada pela atriz Hilary Swank, enfrenta o desafio e começa sua luta em busca de melhorar a situação que vivia essa classe de alunos. Começa então suas aulas e no inicio, enfrenta alunos rebeldes, revoltados e uma classe cheia de confusões e brigas. Ela resolve “estudar”o motivo que levava esses alunos a serem tão rebeldes e descobre que eles vinham de uma infância conturbada com a violência, preconceitos, famílias desestruturadas. A melhor forma que a ProfGruweell achou de mudar tudo isso foi mostrando aos alunos que eles deveriam conhecer os motivos que os levaram a chegar nessa situação de frustração, e relatar tudo isso num diário, como numa espécie de libertação, de desabafo. E com isso, ela enfrenta dificuldades em mostrar aos seus alunos que tudo poderia ser mudado se eles colocassem seus problemas para uma possível solução.
Ela resolve promover uma excursão com os alunos, mas enfrenta dificuldades com a diretora do colégio. Com muito esforço, ela consegue organizar a excursão e isso deixa seus alunos muito comovidos, pois se tratava de pessoas que não conseguiram chegar onde eles estão. Pessoas que morreram jovens e não tiveram a mesma oportunidade que eles têm de estarem aqui.
Aos poucos, a professora Gruwell vai mostrando que tudo pode ser mudado com uma educação baseada na realidade do país. E que não precisa ser seguido um programa de aulas que se baseia somente na