Código de ética e balanço social uma abordagem crítica
INTRODUÇÃO 4
II. BALANÇO SOCIAL: ABORDAGEM HISTÓRICA 4
III. BALANÇO SOCIAL: A DISCUSSÃO DE UM CONCEITO 6
IV. BALANÇO SOCIAL: CRÍTICAS ESTRUTURAIS 8
4.1. A EMPRESA 8
4.2.1. MARKETING 10
4.2.2. PADRONIZAÇÃO 11
4.2.3. TRANSPARÊNCIA 12
4.2.4. RESPONSABILIDADE 13
V. CÓDIGO DE ÉTICA: CRÍTICAS ESTRUTURAIS 13
5.1. CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA: ESTRUTURA E ANÁLISES 14
5.2. CÓDIGO DE ÉTICA DA DIRETORIA: ESTRUTURA E ANÁLISES 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
ANEXOS 20
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade fazer uma análise crítica e qualitativa do Balanço Social e do Código de Ética da Empresa Vale S.A., visando evidenciar suas principais características. Neste âmbito serão observados todos os aspectos, sejam eles positivos ou negativos.
O Balanço Social tem por objetivo informar a todos os que utilizam os produtos e serviços, a todos que investem na empresa e à própria empresa que tem sua imagem observada as ações organizacionais em prol do meio ambiente e do social.
O Código de Ética, por sua vez, tem a função de padronizar as regras de convivência, as atitudes e os deveres de todos os funcionários, além de rezar sobre os princípios organizacionais e objetivos a serem alcançados.
Diante deste contexto, este trabalho procura expor a importância do Balanço Social e do Código de Ética dentro de uma organização, visando qualificar cada qual de acordo com o contexto em que se encontra inseridos.
II. BALANÇO SOCIAL: ABORDAGEM HISTÓRICA
De acordo com Kroetz (2000), o Balanço Social teve sua origem com as pressões sociais que se deram no início dos anos 60 nos Estados Unidos da América e no início da década de 70 na Europa (particularmente na França, Alemanha e Inglaterra), quando a sociedade civil iniciou uma cobrança por maior responsabilidade social das empresas.
Essas iniciativas de cobrança por responsabilidade social se desenvolveram com maior intensidade através de movimentos