Analise behaviorista do filme o feitico do tempo
Embora não haja um consenso acerca de questões como o que são os sonhos, porque sonhamos qual a utilidade dos sonhos, entre outras, a maioria dos estudos sobre a natureza dos sonhos ou seus mecanismos subjacentes concorda que eles estão relacionados com condições internas do organismo, sendo vistos como uma atividade psíquica ou mental, ou ainda, neurofisiológica.
Lima (2003) explica que o sono é um mecanismo psicofisiológico que envolve toda a atividade cerebral e o sistema nervoso, que entra em processo de relaxamento visando à reposição de energias, a produção de hormônios e o metabolismo de substâncias. Sono e sonho regulam nossa afetividade, reequilibramnosso sistema nervoso e nossas emoções. Após várias fases de relaxamento, surgem as produções oníricas, que geram em nossa psique o mesmoprocesso reparador que o sono proporciona ao organismo.
No campo da Fisiologia, a descoberta mais importante foi a da existência do sono REM, do inglês rapideyemovement(movimento ocular rápido). Krippner(1998a, p. 8) descreve que esse é o primeiro período e inicia-se cerca de noventaminutos depois de ter começado a dormir. Os sonhos que transcorrem no estadoREM têm componentes visuais fortes e são facilmente lembrados, ao contrário doque acontece com aquele ocorrido em outras fases do sono.
Não é fácil estudar a respeito das imagens presentes nos sonhos dedeficientes visuais, porque o profissional não encontra prontamente ao seu disporinstrumentos que possam auxiliá-lo. Além disso, há carência de estudos brasileirossobre a cegueira.
Existem, de um modo geral, dois tipos de deficiência visual: a congênita, em que o indivíduo nasce cego, e a adquirida. Embora a preocupação com a cegueira seja antiga, pesquisas sistemáticas sobre os seus efeitos psicológicos são