ESCRITORES CONTABEIS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ
CONCEITOS E LINHAS DE PENSAMENTOS DOS ESCRITORES DE CONTABILIDADE
OTAVIO DE OLIVEIRA
JARAGUÁ
SETEMBRO/2015
INTRODUÇÃO
Entendemos que a contabilidade é um ramo do qual todos os setores tem necessidade, seja ela privado, publico, entidades sem fins lucrativose até mesmo na nossa vida pessoal.
É de conhecimento de todos que a contabilidade existe desde os primórdios, quando o homem deu seus primeiros passos para contabilizar, já no início da civilização, onde ele avaliava sua riqueza,os acréscimos ou decréscimos de sua riqueza. Naquela epoca o que existia de maior valor eram terras e ovelhas, então o homem se viu na obrigação de aprender a numerar os seus bens, foi então que nasceu a contabilidade, ou seja, ela veio da necessidade que o homem tinha em saber em qual situação se encopntrava sua riqueza..
Desde então o tempo foi passando e foram criados varios conceitos a respeitos da contabilidade, de maneira que o fim de cada pensamento aprimorava uma ao outro e deu se, esse resultado que é usado por longos anos até nos dias de hoje.
A contabilidade teve seu marco em 1494 quando Frei Luca Pacioli, consolidou o metodo das partidas dobradas enfatizando o que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, introduzondo a contabilidade no meio ciêntifico.
A teoria de Pacioli foi o grande impulso que a Contabilidade precisava, para tomar rumos, a medida que a contabilidade foi ganhando terreno, os pensadores foram estabelecendo seus próprios conceitos.
FREI LUCA PACIOLI
Luca Bartolomeo de Pacioli, nascido em 1445, foi um monge franciscano e célebre matemático italiano. Ele é considerado o pai da contabilidade moderna. Em 10 de novembro de 1494, foi descrito por ele, pela primeira vez, no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e