1 Multiplas Inteligências 2 Cópias 1 Prof 1 Pasta
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL – FAEF
CURSO DE PSICOLOGIA
MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS
Trabalho apresentado como requisito parcial da avaliação da disciplina de Orientação Vocacional II do curso de Psicologia da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF.
Yáscara Correia Pereira R.A.: 50.848
Prof.ª Edilene de Nassar Rossi
Garça/ SP
2015
MULTIPLAS INTELIGENCIAS
A Evolução do Conceito de Inteligência
Durante grande parte dos séculos 19 e 20, acreditou-se que a inteligência podia ser facilmente medida, determinada e comparada através de testes, como o famoso teste de QI, por exemplo, que determinava a inteligência da pessoa em números. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi caindo em descrédito, pois pouco a pouco foi se notando que nem sempre as pessoas mais inteligentes e bem sucedidas obtinham os melhores resultados.
Os psicólogos e pesquisadores começaram a notar que havia alguns casos de pessoas que obtinham resultados medíocres nos testes de QI, mas que se davam bem na vida, pois eram determinadas, disciplinadas, persistentes e carismáticas.
Mas como pessoas consideradas “burras” pelo teste de QI poderiam ter tanto sucesso ?
A resposta é simples: existem vários tipos de inteligência !!
Segundo Howard Gardner, psicólogo autor desta teoria, existem ao todo sete tipos de inteligência e todas as pessoas têm um pouco das sete dentro de si. No entanto, cada pessoa tem um desses tipos mais desenvolvido e que se sobrepõe sobre os outros.
Os 9 Tipos de Inteligência
Inteligência Linguística: As pessoas que possuem este tipo de inteligência têm grande facilidade de se expressar tanto oralmente como na forma escrita. Além da grande expressividade, também têm um alto grau de atenção e alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das mais comuns.
Inteligência Lógica: Pessoas com esse