Escravidão no Brasil
O uso dos escravos ocorria principalmente na agricultura e na mineração que se tornaram, por isso, essenciais para o sucesso da economia do país; além disso, os escravos eram utilizados em diversos tipos de serviços domésticos e na sociedade em geral no interior das cidades recém-criadas no país.
Resumo sobre A Escravidão no Brasil
escravos no brasil 300x187 Resumo sobre A Escravidão no Brasil
Ao considerar a escravidão dos indígenas, era um costume de diversas tribos fazer de escravos aqueles que venciam em processos de guerra como os cadieus e os terenas. Com a chegada dos homens europeus nas terras brasileiras, as diversas guerras intertribais causaram o enfraquecimentos dos índios fazendo com que os mesmos fossem escravizados pelos europeus.
Em decorrência disso, o primeiro governador dos índios foi Filipe Camarão que tinha como função principal organizar as aldeias de índios que exerciam atividades como guardar as fronteiras bem como o controle e captura dos escravos africanos.
Os jesuítas também utilizaram a mão-de-obra indígena, por meio da catequização, os quais ajudavam nas missões e na descoberta das chamadas drogas do sertão no território brasileiro.
Ao considerar a escravidão dos africanos, ela foi criada a partir de 1530 com o surgimento das grandes lavouras de monocultura no Brasil e se tornaram trabalhadores do campo transformando-se em uma necessidade econômica do mundo todo durante o período colonial.
A decisão pelos negros como escravos na agricultura surgiu em decorrência da inadequação dos indígenas para este tipo de trabalho os quais eram menos dedicados ao trabalho e ao