Escravidão no Brasil
Nome :
Ano : 7° D
Número : 31
Quando lembramos da África, logo lembramos em fome e pobreza, Porém nem sempre foi assim, a África no passado foi um país muito rico, e influenciou muito na cultura do Brasil. Vamos ver algumas danças que os Africanos trouxeram para o Brasil:
Capoeira: Uma dança que foi criada pelos Africanos para treinarem técnicas de luta, escondidos de seus senhores.
Candomblé: Praticamete uma religião, porém nesta religião há muita dança, então resolvi coloca-lo nessa lista.
Umbanda: Também é uma religião, mas também contém muita dança.
Comidas
Feijoada: Misturas de sobras das carnes “pobres” dos porcos deixadas pelos senhores, e feijão.
Mandioca: Uma raíz tuberosa, muito consumida no passado e hoje, no Brasil.
Acarajé: Um pastelzinho frito de peixe ou feijão.
Vatapá: Torta Africana.
A escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi a forma de relação social de produçãoadotada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pela exploração da mão-de-obra de negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país.
Muitos indígenas também foram vítimas desse processo. A escravidão indígena foi abolida oficialmente pelo Marquês do Pombal, no final do século XVIII.1 Os escravos foram utilizados principalmente na agricultura – com destaque para a atividade açucareira –e na mineração, sendo, assim, essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos.
A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.2 No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, constituindo a chamadaescravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.
Escravidão entre os indígenas
"Família de um chefe