pALESTINA
Organização política formada em 1964 com o objetivo de lutar pela independência da Palestina, território que fora ocupado porIsrael. Teve um papel centralizador dos vários movimentos de resistência clandestinos e veio a perseguir os seus intentos tantopela luta armada como pela via diplomática. De 1968 a 2004 teve como presidente Yasser Arafat, líder do Al Fatah (uma dasforças de libertação da Palestina que se juntaram para criar a OLP, e se tornou o seu braço armado). A partir de 1974, a OLP foireconhecida como a única entidade representativa do povo palestiniano.
Após vários conflitos ocorridos nos anos 70 - foi expulsa da Jordânia e, em 1982, do Líbano -, a OLP organizou o seu quartel-general em Tunes, continuando com a luta contra a ocupação israelita, principalmente em Jericó e na Faixa de Gaza. Em 1987tornou-se a principal força por trás da Intifada ("revolta", campanha palestiniana de protestos e manifestações, em grande parteviolentas, contra a ocupação dos territórios pelas forças militares israelitas). No ano seguinte, Arafat declarou a independência doEstado da Palestina, com sede em Jerusalém, mas só em 1993 Arafat e Yitzhak Rabin, primeiro-ministro israelita, assinaram oacordo de paz que atribuiu o estatuto de autonomia à Palestina. Em consequência, foi criada a Autoridade Nacional Palestiniana,com quartel-general em Ramallah e presidida por Arafat (após eleições em 1996, em que saiu vencedora a OLP), com o objetivode governar o Estado da Palestina, embora com a participação israelita em algumas áreas como a segurança.
Sucessivos conflitos políticos e confrontos entre as tropas israelitas e grupos terroristas de ação local, como o Hamas, dificultarama manutenção do acordo de paz, que veio a ser quebrado em 2000 no fracassado encontro em Camp David, EUA, entre Arafat e oentão primeiro-ministro israelita Ehud Barak.
Nesse mesmo ano, tropas israelitas invadiram Ramallah, montando o cerco a Yasser Arafat