1424615

1097 palavras 5 páginas
A intencionalidade e a aceitabilidade

O que podemos entender como intenção?
Podemos considerar uma intenção, como um conceito reservado, uma ideia sub - compreendida, como se fosse um propósito disfarçado.
A intencionalidade do autor é tudo aquilo que ele quer expressar através do texto. Para que o autor possa passar sua intenção sobre o texto, ele necessita de um conhecimento de tudo o que ele está escrevendo, porque na construção de um texto, é preciso que o mesmo contenha coerência e coesão, ou seja, ele deve ser um texto coerente e coeso para poder alcançar o objetivo comunicativo, pois em algumas das situações, considera-se necessário que o autor adote uma modelização da linguagem para que assim, obtenha melhor a compreensão do leitor, pois assim, o autor pode utilizar algumas “palavras chave” do mundo em que vive o leitor, dessa forma, o autor demonstra sua preocupação em assimilar-se com sua ideia principal.
Já na aceitabilidade, o leitor necessita um conhecimento prévio para avaliar o texto corretamente, dessa forma, ficando ao seu critério aceitar ou não a intenção real do autor. Pois consequentemente, é através de sua interpretação e interação que se pode dar o sentido a leitura, reconhecendo o que há de implícito ou explícito que contenham no texto.
De acordo com Koch, a aceitabilidade é uma contraparte da intencionalidade, pois ele nos deixa claro que para que se haja a aceitação é necessário que o autor, o texto e o leitor, estejam em constante interação. Veja o texto abaixo :

MODALIDADE: SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL PARA ENGENHEIROS.
RESUMO DAS COBERTURAS E CONDIÇÕES.
SEGURADO: Engenheiros ou Arquitetos (pessoa física) e/ou Prestadoras de Serviços de Engenharia ou Arquitetura (pessoa jurídica)
Limite: São seis opções entre R$ 100.000 e R$ 500.000.
O limite do seguro poderá ser utilizado para um ou uma série de sinistros indenizados durante a vigência da apólice. Esgotado o valor segurado, a apólice é automaticamente

Relacionados