Escrava Isaura
Lets Begin!
É o primeiro romance desse nível que leio. Bernardo Guimarães, a mais de 130 anos ainda consegue encantar ao menos um leitor (Eu) com sua obra, com uma escrita muito boa e leitura fluente e muito bem explicada, ele interage com o leitor como se nos contasse uma história ao vivo.
Em "A Escrava Isaura", nos encontramos com uma escrava que de tão bela foi criada desde o nascimento como sendo filha de "branco".
Durante a vida de sua senhora, que para ela foi como uma mãe, ela foi mimada como qualquer outra dama da alta sociedade, mas nunca esqueceu do seu lugar, nunca se tornou orgulhosa e ignorante. Ela sabia que era filha de uma escrava.
Mas um dia sua mãe de criação falece antes que possa dar para Isaura a sua liberdade, esse sempre fora o seu mais profundo desejo. Seu marido, deixando toda a fortuna nas mãos do filho Leôncio deixa a mercê do mesmo, a escrava Isaura. A mulher de Leôncio Cujo nome esqueci novamente, continua cuidando de Isaura como se fosse uma igual, respeitando assim a vontade de sua senhora.
Certo dia, Isaura conhece Álvaro, o primeiro homem por quem se apaixona em sua vida.
Álvaro sem suspeitar da posição de Isaura na sociedade também cai na graça de sua beleza, pura e angelical.
Mais que isso não quero contar, deixo para vocês o convite para a leitura de tão espetacular obra de nossa