escolas sociologicas
Com o intuito de organizar e classificar os conceitos sociológicos dos pensadores e filósofos surge então as Escolas Sociológicas, resultado da reflexão de alguns pensadores que procuraram analisar e discutir a sociedade de seu tempo.
ESCOLAS SOCIOLÓGICAS
ESCOLA MECANICISTA
Essa escola considera a sociedade como um setor da vida cósmica, regida pelas mesmas leis que regem os átomos, a molécula e o sistema planetário.
Os instintos, as tendências, as necessidades vitais (fome, etc.)e as emoções (amor, ódio, etc.) são manifestações da energia universal, da força de gravitação e das forças de coesão, atração e repulsão existentes no universo.
Os pensadores que mais se identificam com essa escola são Winiarski, Gustave de Bon, Ostwald, Solway e Pareto.
ESCOLA BIOLÓGICA
A Escola Biológica considera a sociedade como um ser vivo, igual as plantas e aos animais e sujeito às mesmas leis biológicas de reprodução, conservação, luta pela vida, adaptação, seleção e diferenciação de formas e funções.
Essa escola subdivide-se em evolucionista e organicista. A evolucionista considera a sociologia como uma meta-biologia, ou seja, o estudo biológico do grupo social, ao passo que a organicista compara a sociedade como um organismo real, um animal.
Escola Biológica Evolucionista: A vida social, nessa escola, é estudada como um estudo macro da biologia, onde a mudança do comportamento social é comparado à evolução biológica, à adaptação ao meio, à luta pela vida e à seleção dos mais aptos.
O pensador mais identificado com essa escola é Spencer.
Escola Biológica Organicista: A sociedade, nessa escola, é comparada a um organismo real, como os animais, que vive e se reproduz, mantendo todas