Escola sociologica
Fraiburgo, 29 de Abril de 2014
Aluno: Ruan Lucas Gonçalves
2º ano 2014
Professor: Michel Leobet
Disciplina: Sociologia
Escola Sociológica Defende que a sociedade possui uma realidade característica totalmente distinta de seus elementos, ou seja, a sociedade é por si só uma criação com identidade própria, independente de quaisquer influências externas ou internas. A sociedade possui a sua própria realidade física, vital e psíquica, independente das realidades individuais de seus membros. Um grupo social pensa de forma diferente de seu resto. Segundo a linha dessa escola, a simples interação do pensar e do sentir gera fenômenos novos e fatos sociais que são externos à consciência individual e superior a ela.
Grandes Pensadores:
Émile Durkhéim.
Escola Mecanicista
Considera a sociedade como um campo da vida cósmica, que é conduzida pelas mesmas leis dos átomos, das moléculas e do sistema planetário. Os instintos, as intenções, as necessidades vitais (fome, sede, etc.) e as emoções (tristeza, felicidade, amor, ódio, etc.) são manifestações da energia universal, da força de gravitação e das forças de coesão, atração e repulsão existentes no universo. Grandes Pensadores:
Winiarski, Gustave de Bon, Ostwald, Solway e Pareto.
ESCOLA BIOLÓGICA Considera a sociedade como um ser vivo, igual as plantas e aos animais e sofre às mesmas leis biológicas de reprodução, conservação, luta pela vida, adaptação, seleção e diferenciação de formas e funções. Essa escola subdivide-se em evolucionista e organicista. A evolucionista considera a sociologia como uma transformação da biologia, ou seja, o estudo biológico do grupo social, ao passo que a organicista compara a sociedade como um organismo real, um animal.
Grandes Pensadores:
Spencer. (Evolucionista)
Schaflle, Lilienfeldt, Worms, Espinas e Novicow.( Organicista)
ESCOLA PSICOLÓGICA
Estuda a sociedade como uma forma manifesta de comportamento