Escolas sociológicas contemporâneas
As Ciências das Religiões
Giovanni Filoramo e Carlo Prandi
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................... 1 2. A ÁREA FRANCESA .................................................................... 2 3. A ÁREA ANGLO-ALEMÃ ............................................................. 9 4. A ÁREA AMERICANA .................................................................. 13 5. A ÁREA ITALIANA ....................................................................... 16 6. CONCLUSÃO ............................................................................... 21
INTRODUÇÃO.
O presente trabalho consiste em elaborar um relatório de leitura do capítulo quatro do livro As ciências das religiões. O referido capítulo trata do desenvolvimento das Escolas Sociológicas Contemporâneas em países como a França, Alemanha, Estados Unidos e Itália.
As Ciências das Religiões
AS ESCOLAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
A ÁREA FRANCESA.
INTRODUÇÃO Nas Escolas Sociológicas Clássicas, podemos definir três personagens que se destacaram:
Karl Max (1818 – 1883) - Usando o método dialético para estabelecer a sua crítica da sociedade capitalista.
Max Weber (1864 – 1920) - A sociedade como resultado de fatores históricos e culturais são fatos marcantes na sua linha de compreensão.
Émile Durkhein (1858 – 1917) - Ele parte do pressuposto que a sociedade é um organismo vivo, e que cada órgão tem a sua função de depende de outros para sobreviver. A metodologia utilizada por cada um deles serviu de modelo para outros pesquisadores. Porém, novas problemáticas são levantadas dando surgimento às escolas contemporâneas.
Gabriel Le Bras (1891 – 1970)
Seu relacionamento com Marcel Mauss, Célestin Bouglé, Maurice Halbwachs e outros expoentes da escola durkheimiana resultado dessas múltiplas influências foi