Sociologia
(Experiências e Práticas de Ensino)1
Ileizi Fiorelli Silva (UEL) ileizi@uel.br O tema que proponho para este mini-curso contém vários conceitos que nos remetem às reflexões epistemológicas da nossa ciência de referência, a sociologia. O que é “imaginação” sociológica? O que é “raciocínio” sociológico? Como podemos desenvolver com os alunos a “imaginação”, o “raciocínio”, as “formas de pensar” sociologicamente? O que é “sociologia” ou os “modos de pensar” sociologicamente?
Esses temas foram tratados com esses títulos por dois sociólogos. A imaginação Sociológica é título do livro, publicado pela primeira vez em 1959, pelo sociólogo norte-americano Wright Mills. O Raciocínio Sociológico é titulo do livro, publicado em 1991, pelo sociólogo francês Jean-Claude Passeron2. Evidentemente, o problema do que seria o pensamento sociológico é recorrente em todos os pensadores clássicos e contemporâneos, dos diferentes países e do Brasil, sendo apresentado com diferentes títulos, em várias publicações3. O meu objetivo, neste mini-curso, não é o de fazer um balanço sobre essa discussão de forma a mapeá-la com rigor sociológico e filosófico. Em outra oportunidade, poderíamos aprofundar o debate sobre esses estudos e sobre essa temática tão necessária para a construção de pressupostos epistemológicos e metodológicos do ensino de sociologia.
Parto desses títulos, porque eles são sugestivos para pensarmos o ensino da disciplina sociologia em nossas escolas. Ajudam a refletir sobre o ensino de sociologia para os adolescentes, os jovens e alguns adultos que retornam ao Ensino Médio. Talvez ajude, ainda, a indagar sobre o ensino de sociologia nos primeiros anos dos cursos superiores, onde encontramos jovens e adultos, que não foram iniciados em nossa ciência de referência.
Os pressupostos teóricos e metodológicos para o ensino de sociologia devem ser buscados no