MODELO ATÔMICO DE TOMSON
Conheça as vacinas importantes para as crianças até 7 anos
Vacina, Por que tomar? Quando tomar? Como é aplicada?
BCG Protege contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa e que atinge principalmente os pulmões. Se não for tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios e até levar à morte. Após o nascimento, ainda na maternidade, em apenas uma dose. Se não formar cicatriz aparente no braço em seis meses, é necessário revacinar a criança. A injeção é dada no braço.
Contra hepatite B Imuniza contra a hepatite B, doença grave que pode levar a uma infecção permanente do fígado e, na idade adulta, favorecer o aparecimento do câncer de fígado. A primeira dose deve ser dada ao bebê ainda na maternidade. As demais doses são incorporadas na vacina penta valentes. Injeção na coxa.
Vacina penta valente Protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções sérias e que podem deixar seqüelas importantes, como problemas no coração, surdez e retardamento mental. Aos 2, 4 meses e 6 meses de idade. Injeção na coxa.
Vacina inativada de poliomielite (VIP) Evita a poliomielite ou paralisia infantil, doença que geralmente provoca a perda de movimentos das pernas. Aos 2 e aos 4 meses de idade. Injeção na coxa.
Contra o rotavírus humano Previne contra a principal causa de diarréia grave em crianças, que pode se manifestar acompanhada de vômito e dor abdominal. A primeira vacina deve ser dada às crianças aos 2 meses e a segunda, aos 4 meses. Oral.
Pneumocócica 10 valente A vacina reduz o risco de infecções respiratórias graves, como pneumonias. Também previne otite, sinusite e infecções generalizadas como meningite e sepse, por exemplo. Aos 2, 4 e aos 6 meses de vida ou aos 3, 5 e 7 meses. Deve ser feito mais um reforço aos 12 ou 15 meses. Injeção na coxa.
Vacina meningocócica C Essa vacina protege as crianças da bactéria Neisseria meningitidis (meningococo C), que causa a meningite. Aos 3 meses e