projeto fazenda
DE PASTAGEM
FAZENDA FORTALEZA
PROPRIETARIO: RAIMUNDO RUBENS de MEDEIROS JUNIOR
Imperatriz – MA
Agosto de 2011
FAZENDA FORTALEZA
Proprietário: Raimundo Rubens de Medeiros Junior
Gerente: Orlando Lopes Gonsalo
Localização: Senador La Roque
1-INTRODUÇÃO Nos últimos anos a pecuária brasileira passa por um processo intenso de modernização, processo este movido pela globalização da economia que nada mais é do que rompimento das fronteiras comerciais entre os países, permitindo a livre circulação de produtos entre os mesmos.
Com esta livre circulação os preços de nossos produtos ( carne e leite ) passam a ser determinados pela lei da oferta e demanda global, não nos deixando opção, a não ser intensificando o uso de tecnologias que alavanquem a nossa produtividade, melhorando a rentabilidade e a competitividade de nossa pecuária.
Para que a pastagem tenha boa produtividade e perenidade, ela necessita após condições de corte ou pastejo, de uma boa capacidade de reconstituição da área foliar. Assim as condições ambientais como temperatura, luminosidade, umidade e fertilidade do solo, como também características genéticas da planta forrageira, manejo e idade fisiológica são de total importância para que esta reconstituição atinja níveis ótimos. Por isso, a relação de competição direta entre a planta daninha e o pasto, por luminosidade, espaço, água e nutrientes se torna o principal fator, para uma queda na produção de capim e consequentemente queda na capacidade de suporte. Alem da competição natural, outro fator é o poder alélopatico(*) de algumas plantas daninhas, prejudicando ainda mais o capim. No entanto, se torna indispensável o controle das plantas daninhas, para que possamos produzir capim em quantidade e qualidade necessária para uma boa produção de carne.
Um fator que muito interfere na produtividade da nossa pecuária é a ineficiência da maioria dos métodos usados para controle das