EL NINO
Marcos Vinicios Paim dos Santos Prof. André Gregoski Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Licenciatura em Geografia - Módulo IV 02/01/2014
RESUMO
O objetivo dessa pesquisa e proporcionar um melhor entendimento dos fenômenos conhecidos por EL NIño e LA NIña, estes que são fenômenos Oceânico-atmosférico que afentam o clima em escala regional e global. O El niño, assim batizado por pescadores, é o aquecimento das águas superficiais do oceano pacifico mais no setor centro-leste, a sua chegada não é bem vinda pelos agricultores, por acarretar perdas e prejuizos nas lavoura e na economia, também podem ser observado enchentes e secas em varias partes do globo. A La Niña por sua vez é o fenômeno oposto do El Niño e caracteriza-se pela intensificação dos ventos alísios e resfriamento das aguas do pacifico, fenomeno de menor impacto na econômia.
Palavras- Chave: EL Niño. La Niña. Oceano Pacífico.
O El NIño
O termo El Niño, "o menino", assim batizado por pescadores da costa do Peru, tem relação com natal, por ocorrer próximo ao mês de dezembro. É um evento natural climatico e caracteriza-se pelo aquecimento das águas superficiais do ocêano pacífico devido o enfraquecimento dos ventos alísios, tal fenômeno ocorre num período que pode variar de dois a sete anos e pode durar vários meses. sua chegada não é bem vinda, pois quase sempre vem acompanhada de prejuízos. Ganhou fama nos anos de 1997 e 1998 onde surtiu com mais efeito.
Para uma melhor compreenção iremos dividir as águas do oceano em três camadas, a mais superior(eplímnio) é agua quente e a camada mais profunda(hipolímnio) agua fria, no meio dessa duas camadas temos o termoclina que é uma zona de mudança brusca de temperatura.
No el nino os ventos alisios enfraquecem e a agua profunda carregada de nutrientes e oxigenio essencial a vida marinha, não conseguem fazer o ciclo com a agua quente superficial. Assim toda