El ninõ
Receita para enfrentar o problema: resignação e estoicismo. Que jeito?
- O que é o el ninõ? ‘’No sentido original, é uma corrente marítima quente que passa anualmente pela costa do Equador e Peru na época do Natal, causando alteração da temperatura local e influenciando o setor pesqueiro regional. Os pescadores da região deram o nome de El Niño em alusão a chegada do menino Jesus no Natal. Esta corrente aquece de forma anormal as águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Tal anomalia do sistema climático gera alteração do sistema oceano/atmosfera no Oceano Pacífico tropical, com conseqüências no tempo e no clima em todo o planeta.’
Ou seja o el ninõ é um fenômeno natural que em grande parte está fora do alcance pois não é causado por ação humana. O que ajuda para colaborar com tal fenômeno é o crescente aquecimento global que aumenta as secas que o el ninõ gera.
Então sobre a resignação e o estoicismo fica um pouco de cada. A aceitação que é um fenômeno natural imutável, porém existem condições que são mutáveis que podem diminuir o efeito do el ninõ.
Fonte: http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/oscilacao-meridional-om-ou-el-nino
Notícias recentes sobre o el nino:
Edição do dia 09/10/2014
09/10/2014 13h46 - Atualizado em 09/10/2014 13h47
El Niño aquece o verão amazônico
O Pará está no auge do período mais seco e com altas temperaturas.
A sensação térmica no estado passa dos 40ºC.
Fabiano Villela
Belém
O Pará está no auge do chamado verão amazônico, que é o período mais seco e com altas temperaturas. A sensação térmica no estado passa dos 40ºC.
Nas paradas de ônibus, as mangueiras centenárias de Belém refrescam os moradores. Algumas pessoas usam a sombra dos postes para se proteger. Os turistas também sofrem com o calor.
Em setembro, a temperatura média em Belém passou dos 33ºC e a sensação térmica chegou a 37ºC. Este é o período mais seco do ano na Amazônia, quando faz muito calor,