Modelos Atômicos
INTRODUÇÃO
No final do século XIX e início do século XX, os estudos sobre os modelos atômicos revolucionaram a maneira de compreender o Universo. Um novo mundo microscópico começava a ser desvendado.
A Ciência de uma forma geral estava recebendo uma ferramenta poderosíssima que futuramente tornaria a vida humana mais fácil e serviria também de ponto de partida para um novo mundo tecnológico que começava a se desenhar.
Até então, como precursor deste novo modelo ainda perduravam as ideias aristotélicas e dos filósofos pré-socráticos. Foi com Demócrito e Leucipo que surgiu a primeira teoria sobre a natureza da matéria – o atomismo. Mais tarde foi introduzida a teoria do flogístico – que era conhecido como o espírito ígneo = que se desprendia das reações de combustões. No entanto acabou sendo derrubada com dados experimentais. O mistério ainda continuava: de que a matéria era constituída? Novas ideias surgiriam.
O MODELO ATÔMICO DE DALTON (1803)
John Dalton
• A matéria é constituída de átomos que não podem ser divididos;
• Átomos de um mesmo elemento apresentam massas iguais e átomos de elementos químicos diferentes apresentam massas diferentes;
• Propôs inicialmente a ideia de reação química: átomos de diferentes elementos podem combinar-se entre si em várias proporções simples, porém nessas combinações químicas, cada átomo guarda a sua identidade; Modelo Atômico de Dalton (Bola de Bilhar)
• Propõe a ideia inicial de molécula – compostos químicos consistem em uma combinação de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
A contribuição de Dalton para a Química foi extremamente importante, com suas ideias simples, porém decisivas para o entendimento de reações químicas e de moléculas. Embora este tenha proposto algumas formulações incorretas, fornecia então um novo estímulo para novas pesquisas em que o mundo macroscópico poderia ser explicado pelo mundo microscópico através de dados experimentais em conjunto com o