Trabalho sobre energia nuclear
ENERGIA NUCLEAR E SUAS CIRCUNSTÂNCIAS
KATO, Yumi Waki. Energia nuclear e suas circunstâncias. Santo André, 2012
A energia nuclear é liberada através da fissão ou fusão dos núcleos atômicos. A reação nuclear trata-se da modificação do núcleo atômico. No caso das usinas nucleares, é feito o uso da fissão, que ocorre quando um átomo (geralmente de urânio U-235) é bombardeado com nêutrons e devido a essa instabilidade, ele se dividirá em dois novos átomos e alguns nêutrons livres que, posteriormente, vão se chocar em outros átomos, gerando uma reação em cadeia. O grande objetivo das centrais nucleares é controlar as reações em cadeia de modo que a energia seja liberada de forma gradual sob a forma de calor, que será utilizado para ferver água e produzir vapor, provocando o funcionamento da turbina para gerar energia elétrica.
Uma usina nuclear possui vários sistemas de segurança, que entram em ação automaticamente em casos de emergência. O principal deles é o sistema que neutraliza a fissão nuclear dentro do reator. São centenas de barras, feitas de materiais não fissionáveis (isto é, mesmo absorvendo nêutrons livres, não se dividem), como o boro e cádmio, que são injetadas no meio reacionário.
O reator fica envolvido por uma cápsula de 3 centímetros de espessura, feita de aço. O edifício é protegido com paredes de 70 centímetros, feitas de concreto e estrutura de ferro e aço, e podem aguentar ataques terroristas (mísseis, aviões). Existem também órgãos internacionais, que vistoriam periodicamente as usinas nucleares, em busca de irregularidades, falhas, etc. O maior desastre nuclear ocorrido na história aconteceu ao Norte da Ucrânia em Chernobyl, no ano de 1986. Os operadores do local realizaram experimentos no reator 4, que acabou super aquecendo e posteriormente explodindo , contaminando uma grande área com césio – 137 . Ao comparar os índices de radiação, foi constatado