história
Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção
Atelier: Ciência e Conhecimento
Educação e sociedade: Perspectivas de análise na sociologia
Alberto Albuquerque Gomes 1
1. Introdução
Reflectir sobre o campo de estudos “educação e sociedade” seguramente remete nosso olhar para as transformações ocorridas na Europa a partir da segunda metade do século XVIII.
Sem pretender uma periodização histórica rigorosa, tal período histórico é marcado pela passagem de um mundo cuja constituição tem como referência principal o renascimento das cidades para um mundo em processo de reorganização social, política, económica e geográfica que delineou um novo quadro social. Ainda que de maneira rápida, creio ser necessário retomar alguns aspectos dessa revolução transcorrida nos séculos XVIII e XIX quando a consolidação de um novo modo de produção definiu as bases do mundo moderno.
A denominação Mundo Moderno ou Idade Moderna refere-se a um período histórico em que o mundo ocidental passa por significativas mudanças num processo de reorganização para enfrentar as dificuldades engendradas pelo fim do sistema feudal.
Dentre as mudanças mais significativas operadas na Era Moderna, podemos observar o surgimento dos Estados Nacionais Modernos, a gradativa consolidação da autoridade real sobre os poderes fragmentados e localistas (poder absolutista), o controle do Estado sobre as actividades económicas, ampliando as relações comerciais para enriquecimento das nações, a expansão de fronteiras além-mar com objectivo de encontrar soluções comerciais para a retracção económica vivida pela Europa a partir da crise feudal, uma nova visão de mundo, rompendo com o teocentrismo medieval e valorizando a figura humana (antropocentrismo) e o uso da razão (racionalismo).
Segundo (Ianni, 1989),
Essa é uma época em que já se revelam mais abertamente as forças sociais, as configurações de vida, as originalidades e os