O pará divido
CAMPUS – MARABÁ
LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA
LENCIONE, S. Perspectivas contemporâneas da Geografia Regional. In:____. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 2003, p. 175-196.
CORRÊA, R. L. Região: a tradição geográfica. In:____. Região e organização espacial. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2003, p. 183-196.
DUTRA, Manoel. O Pará dividido: discurso e construção do Estado de Tapajós. Belém: NAEA/UFPA, 1999.
Resenha Solicitada solicitado pelo Prof. Marcos Alexandre Pimentel, referente à disciplina regionalização, curso de Geografia, Universidade Federal do Pará, o presente trabalho é um dos requisitos necessários para aprovação dessa disciplina.
Marabá-PA Outubro de 2013
INFORMAÇÕES DO AUTOR
Pesquisador tapajoara nascido em Boim no Pará, com mais de três décadas militância na imprensa Manuel José Sena Dutra possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP (1968/1962); especialização em Educação Ambiental (Núcleo de Meio Ambiente – Universidade Federal do Pará, UFPA,Numa/UFPA), 1993/94, mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1995/97). Em 1999 – 2003 fez doutorado em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos –NAEA da Universidade Federal do Pará, com disciplinas cursadas em programa interinstitucional com a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia – Facom e estágio doutoral no Centro de Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, RS.
Em complementação a formação acadêmica Manoel Dutra fez de 1966 a 1974 outros sete cursos com disciplinas que evoluíram do tema Alfabetização de Adultos ao de Desenvolvimento de Comunidade, pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia.
Dutra começou a trabalhar na Fundação Educacional do