Evidências de reação
Centro de Ciências Agrárias – CCA
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Zootecnia
EVIDÊNCIAS DE REAÇÃO
Prática em laboratório n° 2 – 11/03/2014
Março, 2014
Introdução
Nessa segunda aula de laboratório, tivemos um pouco de vivência em questão de reações químicas. Pode-se dizer que as reações químicas é uma das partes mais fundamentais da Química. Muitas reações acontecem no nosso cotidiano sem ao menos percebermos, como a combustão da gasolina no motor de um carro ou quando lavamos pratos com detergente. Uma reação química resulta na mudança dês substâncias reagentes nas substâncias dos produtos, e estas terão propriedades químicas e físicas dos reagentes.
Durante e após as reações podemos observar alguns aspectos do evento, como: Formação de precipitado, produtos gasosos, mudança de coloração, de odor e transferência de energia (exotérmica ou endotérmica).
Durante a observação de uma reação química, pode-se constatar, dentre de outras evidências, a formação de precipitado. Há vários tipos de precipitados e eles podem ser classificados de acordo com o tamanho e a forma das partículas. A seguir temos a classificação destes:
1. Cristalino: O precipitado cristalino é muito fácil de reconhecer. Pois ele possui formato regular e superfície lisa, além disso, ele é facilmente filtrado.
2. Granular: Diferente do precipitado cristalino, o precipitado granular possui partículas pequenas e que possuem formato irregular. São facilmente reconhecidas.
3. Finamente dividido: Essa espécie de precipitado possui as partículas extremamente pequenas e que são difíceis de trabalhar, pois demoram bastante tempo para se sedimentar.
4. Coloidal gelatinoso: Como o nome já deixa explícito, seu aspecto se assemelha ao de uma gelatina.
5. Coloidal finamente divido: Nesse caso, as partículas são muito pequenas, passando até pelos poros de um filtro.
Objetivos
A partir de evidências