Escolas que atingiram sucesso na educação tem como base a união primordial à família
SUCESSO NA EDUCAÇÃO
TEM COMO BASE
A UNIÃO PRIMORDIAL À FAMÍLIA
Ângelo Poncio Júnior
Cinthia Rejanne Nunes Cardoso
Fabiana Franco da Silva Albertini
Maria Aparecida Dias Souza
Mariza Aparecida Corbaneze Chinaglia
Curso de Pedagogia
Pólo de Araras
Orientador: Prof. Dr. Mario Nishikawa
RESUMO
Este trabalho pretende mostrar que existe uma solução plausível para as diversas problemáticas que se configuram na indisciplina, violência, uso de drogas, evasão escolar e deficiências de aprendizagem, entre outras mazelas que tem ocorrido na maioria das escolas, onde professores e todos ligados a educação, de certa forma permanecem reféns dessa situação. A possível solução já existe em muitas realidades escolares de diversas regiões e contextos sociais diversos. Os resultados significativos serão mostrados através de pesquisa bibliográfica e relatos de escolas que colocaram na prática a parceria família/escola e alcançaram sucesso significativo onde a participação dos pais na educação formal dos filhos tem sido consciente e permanente. Escola e família se complementaram, e tem sido apoio e referência para crianças e adolescentes no seu desenvolvimento integral.
Palavras chave: Família – Escola – Parceria
INTRODUÇÃO
"de uma maneira ou de outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família". Montandon e Perrenoud (1987, p. 7).
O objetivo do presente artigo é refletir sobre a importância da participação da família e da sociedade junto à escola no processo do desenvolvimento integral das crianças.Para tanto, veremos como se desenvolveram a família e a escola dentro de um período histórico da educação.
A relação família e escola vem se transformando nas últimas décadas. Até os anos 50 do século XX, a família tinha o seu papel definido, distinta da escola, cuja função era o compromisso de transmitir a cultura acumulada pela humanidade e a relação escola,