Escolas psicológicas
O surgimento e seus representantes
A escola gestáltica surgiu na Alemanha, período compreendido entre 1930 e 1940 e teve como expoentes máximos: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941). Posteriormente Kurt Goldstein (1878-1965) dedicou-se ao estudo das manifestações comportamentais com base nas noções da Psicologia da Gestalt, com Frederick Perls (1893-1970), criador da Gestalt-terapia. Frederick Perls o principal representante , um médico nascido em Berlim, especialista em psiquiatria. Sua contribuição para a psicologia segundo vários estudiosos dessa ciência, decorre principalmente na área da psicoterapia. Entretanto, observa-se um crescente desenvolvimento da aplicação de sua teoria em diversos contextos da atividade humana.
O que é a GESTALT?
A Gestalt é sobretudo uma síntese de abordagens que, visa a compreensão da psicologia e comportamentos humanos. Sua ênfase repousa na natureza do todo e não na derivação das partes, sendo seu principal pressuposto humanista e orientado para o crescimento da pessoa.
O princípio fundamental da Teoria da Gestalt sugere que a análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é constituído pelas interações e interdependências das partes. As partes de uma gestalt não mantêm sua indentidadde quando estão separadas de uma função no lugar do todo.
A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção do indivíduo. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. Sendo assim, a Teoria da Gestalt sugere que a maneira como é percebido um determinado estímulo irá desencadear o comportamento. Deste modo encontra-se nos fenômenos da percepção as condições para a compreensão do comportamento humano.
A Teoria da Gestalt acentua, a