Principais escolas psicológicas
Introdução á história da psicologia
Ana Caroline
04 de abril de 2013, Fortaleza - CE
Introdução
Os conhecimentos da psicologia visam explicar o comportamento humano e o funcionamento mental, que são denominados de escolas ou teorias psicológicas.
As três principais escolas psicológicas e que serão abordadas no decorrer deste trabalho são: * Psicanálise * Behaviorismo * Humanismo
Psicanálise
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico que alterou radicalmente o modo de pensar da vida psíquica. Ele fez várias investigações, o que o levou a criação da psicanálise.
O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria que busca o conhecimento do funcionamento da vida psíquica. A psicanálise tem como objeto de estudo o inconsciente, seu objetivo é buscar e analisar o significado oculto das produções imaginárias (sonhos, delírios, atos falhos) buscar o autoconhecimento, descobrir as regiões obscuras da vida psíquica.
Existem três sistemas psíquicos: * Inconsciente: conteúdo não presente no campo da consciência. * Pré-consciente: Conteúdo acessível a consciência. * Consciência: Recebe as informações do mundo inferior e exterior, onde destaca a percepção do mundo exterior.
Após muitos estudos ele concluiu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual. As descobertas de Freud colocam a sexualidade no centro da vida psíquica e foi postulada a existência da sexualidade infantil, o que causou grandes repercussões na época, pela concepção de infância como “inocente”.
Freud postula as fases do desenvolvimento sexual, acreditando que no desenvolvimento psicossexual o prazer era encontrado no próprio corpo. As fases são: Fase oral (prazer com as coisas que põem na boca) Fase anal (prazer com o ânus, ex: ao fazer suas necessidades) Fase fálica (a área de erotização é o órgão sexual) Latência (é uma pausa até a puberdade) Fase genital (puberdade).