Novidades tecnológicas
Atualmente o desenvolvimento tecnológico, particularmente na área de Tecnologia da Informação (TI), tem sido rápido e dinâmico, possibilitando, desta forma, mudanças estruturas na sociedade do século XXI.
Nesse contexto, o desenvolvimento da humanidade pode ser compreendido, como transformações naturais de ordem política, social e econômica, que representam fases de um todo. Cada fase ou onda de desenvolvimento apresenta característica própria e revolucionária. Sob esse enfoque destacam Toffler, Alvin e Heidi (1993, p.38): “Hoje, a formação das civilizações mundiais é diferente. Estamos correndo em direção a uma estrutura de poder totalmente diferente, que irá criar não apenas um mundo bipartido, mas nitidamente dividido em três civilizações contrastantes e concorrentes, a primeira, ainda simbolizada pela enxada; a segunda, pela linha de montagem; a terceira, pelo computador”.
A terceira fase do desenvolvimento da sociedade está sendo caracterizada pela globalização dos mercados, tecnologia de ponta e aquisição de conhecimento na sua forma mais ampla. O conhecimento, a tecnologia e a informação tornaram-se fundamentais para o processo decisório, uma vez que representam a base da preparação dos gerentes e analistas do século XXI, como também possibilitam o aumento dos lucros empresariais.
Diante do cenário supracitado, a TI com todo avanço tecnológico peculiar tem apresentando inovações que rapidamente são absorvidas pelo mercado, como o conceito Cloud Computing (computação na nuvem), 4G, videoconferência, telefonia VOIP, Windows 8 e Android.
DESENVOLVIMENTO
1) Cloud Computing
O conceito de computação em nuvem basea-se em colocar a capacidade de memória, processamento e armazenamento dos computadores em um ambiente físico ou virtualizado fora da máquina de origem e seguindo os preceitos de computação em grade.
Computação em grade é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento, uma vez que as tarefas das máquinas