escolas filosoficas
ESCOLAS FILOSÓFICAS
Depois das reflexões iniciais sobre ética, moral e suas relações, vejamos resumidamente as escolas filosóficas. A melhor forma de se compreender a história do pensamento humano, é através da história da filosofia. Acredita-se que todos necessitam entender um pouco, ainda que de modo generalizado, as principais escolas de pensamento1. Os estudiosos dividem a filosofia entre “antes e depois de Socrátes”. Assim, temos as escolas pré-socráticas e póssocraticas.
JÔNICA
Considerada a mais antiga escola grega de pensamento2.
Surgida na cidade de Mileto por volta do século VI a.C. com o objetivo de descobrir a causa suprema de tudo. Como todas as principais escolas gregas antigas, se voltou contra as explicações míticas e mitológicas, buscando sentido racional para a origem das coisas. Depois de promover suas observações, esse principio original, foi identificado como um dos elementos: água, terra, fogo, ar, fazendo isso por meio de observação e racionalização sistemática da mesma. A principal figura dessa escola é Tales de Mileto, que viveu no periodo de 624 a 562 a.C.
ELÉIA
A principal figura desta escola foi Parmênides, que viveu no século V a.C. Para ele, a única realidade existente é o ser. Nenhuma outra realidade é possível, nem mesmo o vir-a-ser de Heráclito. Em termos simples: ou a coisa é ou não é, ou seja, se algo já é, não pode vir-a-ser, pois sua principal característica está em que ela é.
Zenão de Eléia transformou a doutrina do Ser de Parmênides utilizando-se de seu principio dialético de análise. Segundo o raciocínio de Parmênides, o ser é algo indivisivel, imutável, algo em si mesmo. Tomando a hipotese contrária a do mestre de sua escola, ele
1
O autor sugere aos alunos a leitura do livro “O Mundo de Sofia” a fim de observar nas leituras textuais a excelente esplanação das principais escolas de pensamento, um método bem fácil e simples de se entender essas escolas de