Ética do profissional de Marketing
PUBLICITÁRIO: uma análise desta relação
Daniela Lopes Ferreira1
Davidson Francisco Dias Maciel
Douglas Rodrigues Horta
Keyllanne Alves
Marina Lindsay dos Santos
Sirlene Rodrigues de Oliveira
Resumo: O discurso sobre a ética em todos os setores como instrumento de melhoramento, principalmente para os publicitários. O setor político parece ser o mais frágil, quando o assunto é a ética sendo que a análise dessa relação mostra que na maioria das vezes o uso desenfreado da comunicação serve para “enfeitar” um candidato e uma campanha. Para entender melhor deve-se compreender em todos os sentidos a construção dessa relação.
Palavras chaves: Publicidade e Propaganda; Ética; Política.
1
Alunos do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva, da disciplina
Direito Empresarial, Ética e Legislação Publicitária.
1 INTRODUÇÃO
A possível ética na política
Boa parte das pessoas empiricamente tem uma percepção do que seja ética e como ela nos influencia no cotidiano. Atualmente diante de tantos escândalos políticos, o assunto se torna pauta em vários ambientes, principalmente entre os prejudicados dos acontecimentos, ou seja, os brasileiros de um modo geral.
Para aprofundar-se e entender melhor, primeiro deve-se saber o que é ética2, que pode ser descrita como “estudos dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
De acordo com a definição encontrada no dicionário infere-se que a ética está ligada a uma conduta humana, ponderada de acordo com o que se considera bem ou mal. Pesquisando um pouco mais, o autor Souza (p13, 1994) afirma que “a ética é muito mais ampla, geral, universal..., tem a ver com os princípios mais abrangentes”.
Ainda, observando-se o que o autor diz, pode-se assegurar que a ética envolve relações