Administração
ADMINISTRAÇÃO
INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
Prof. João Geraldo
Eliane Gonçalves de Oliveira RA 5901A40ABI2
Eliane Pereira Teixeira RA59010000064
Gilvania Santos de Oliveira RA 59010000068
Josilene Tedeschi Neves Novo RA 59010000061
Luiza Michele S. Kletlinguer RA 59010000071
Thais Laureano da Silva RA 59010000038
Americana
2013
5. Informações e Conhecimento
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
O Critério 5 do PNQ - Informação e Conhecimento
É bastante evidente que uma empresa sem um excelente sistema de informações não terá a menor condição, nos dias de hoje, de sobreviver.
A gestão das informações espelha-se na estrutura organizacional e pode ser dividida em seus aspectos clínicos e administrativos, assim como também pode ser segmentada por seus aspectos relacionados à assistência, ao ensino e à pesquisa.
Como descrito na literatura nacional e internacional, a gestão das informações institucionais está apoiada no fluxo de documentos e registros existentes, assim como no uso da tecnologia da informação como instrumento eletrônico para otimização dos processos de forma informatizada.
Hoje, virtualmente todos os departamentos e unidades fazem uso intensivo dos sistemas de informática para gerenciamento e gestão das informações.
Os sistemas informatizados onde estarão armazenadas essas informações e que permitirão o acesso às mesmas precisam ser projetados ouvindo-se os usuários, para que eles sejam user-friendly. A consistência dos dados, o acesso controlado através de senhas efetivamente invioláveis, inclusive à ação de "piratas" via Internet, são preocupações adicionais.
Por outro lado, de nada adianta a