Escolas da administração - RESUMO
ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A administração cientifica é a teoria criada por Frederick Taylor, essa teoria visualizava o homem econômico que é motivado por recompensas salariais, econômicas e materiais. A teoria de Taylor visava evitar ao máximo os desperdícios, se importando com a maximização de lucros.
A administração cientifica era focada principalmente na parte operacional da empresa.
ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Diferente de Taylor, Fayol via a empresa como um todo, e se importava não só com a parte industrial, mas também com a parte empresarial.
Fayol dividiu a empresa nas seguintes funções: administrativas, técnicas, comerciais, financeiras e de segurança.
Sua teoria tinha como objetivo o planejamento, a organização, o comando, a coordenação e o controle.
3. ESCOLA NEOCLÁSSICA
A Escola Neoclássica é o nome dado as várias teorias que surgiram nos anos 50 e propõe uma retomada das abordagens Clássica e Científica. A Teoria tem como referência Peter Drucker, William Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.
Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: a ênfase na prática da administração; reafirmação relativa das proposições clássicas; ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo e enfatizam as funções administrativas.
ESCOLA DA BUROCRACIA
A escola da Burocracia, criada por Max Weber tem ênfase na estrutura. Ela é uma forma de organização humana que se baseia na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. As organizações burocráticas ou formais compõem o tipo ideal de burocracia, e apresentam as características de formalidade, impessoalidade e profissionalismo.
A escola da burocracia assenta nos princípios da hierarquia e da autoridade de