escola e democracia
O método pedagógico proposto por ele não tem como ponto de partida do ensino a preparação dos alunos, nem a atividade com iniciativa dos alunos, a partida ocorre da pratica social aonde professor e alunos podem posicionar- se, lembrando sempre que eles se encontram em diferentes níveis de entendimento. O professor tem uma compreensão chamada por Saviani de síntese precária porque possui articulação de conhecimentos e experiências, mas é precária porque ele não conhece a compreensão dos seus alunos. Já os alunos tem uma compreensão sincrética, pois mesmo com seus conhecimentos, a sua condição de aluno implica a impossibilidade de articular a prática social que participam.
No segundo passo do método haveria a identificação dos problemas principais postos pela prática social,a fim de resolver questões e conhecimentos necessários, o que o autor denominou de problematização.
O terceiro passo chama- se instrumentalização que consiste em apropriar- se dos conhecimentos necessários para resolver problemas da prática social, as camadas populares se apropriam da cultura necessária para se libertarem da exploração.
Como quarto passo tem a catarse que ocorre com a incorporação dos conhecimentos que se transforma em elementos de transformação social o que possibilita a concretização do quinto passo que é a própria prática social e assim os alunos chegam ao nível sintético e o professor passa a ter uma compreensão mais orgânica, esse passo é essencial para se entender a especificidade da relação pedagógica.
Com isso a compreensão de Dermeval Saviani sobre a educação é a de que a educação é uma passagem de desigualdade à igualdade onde deve haver a articulação do trabalho desenvolvido nas salas com a democratização da sociedade. O autor buscou contribuir para que os professores revejam suas ações pedagógicas e que busquem superar a divisão do