escola e democracia de saviani
Referência cultural: são artes, festas, comidas, objetos, lugares e fatos.
2- Cultura material: são as igrejas, museus, prédios, cidades como Tiradentes.
Cultura imaterial: é as festas como, folclore, carnaval, a comida, samba, capoeira.
3-Patrimônio material em São Gotardo: Igreja Matriz, Biblioteca Municipal, Escola Conselheiro Afonso Pena.
Matutina: Igreja Matriz Nossa Senhora da Abadia, Escola Municipal Frei Leopoldo.
Patrimônio imaterial: comidas como, por exemplo, a feijoada, danças como folclore, roda de capoeira, samba no Rio de Janeiro, frevo.
4-O inventario é o mesmo de identificar as referencias culturais que a cidade possui, para que isso fique bem feito, descrevemos e documentamos a história e a origem que aquilo aconteceu, fotografando e filmando para que possa ficar bem registrado e de fácil acesso. Pois, ter um bem cultural documentado pode ajudar pessoas que precisam de fonte de pesquisas e referências de como era as coisas no passado e entender melhor o presente.
5-Lugares: territórios em que a pesquisa será feira, lugares que possui significados para a comunidade como, uma feira, uma praça, um rio, etc.
Objetos: que fazem parte da memoria e historia da comunidade, pode ser objetos religiosos, bandeiras ou ainda pelo valor artístico dos objetos, desenhos, musicas.
Celebração: eventos coletivos em que se comemora ou rememora algum acontecimento, as celebrações se repetem a cada ano, ou de tempos em tempos e são passadas de geração para geração. Podem ter significado religioso, como as festas dos santos padroeiros das cidades ou ate mesmo relacionadas aos ciclos produtivos, como as “festas do milho”.
Formas de expressão: maneiras diferentes em que uma comunidade demonstra e comunica sua cultura, músicas, comidas, danças, leituras, esculturas, teatros. Pode ter diferentes sentidos: religiosos, como