Escola e Democracia- Demerval Saviani
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E FILOSOFIA
CURSO PEDAGOGIA
CAMILA ESCARLETY COSTA
KARLA FERNANDA PIRES DOS SANTOS
LÍDIA THAISLENE DOS SANTOS SOUSA
NORA LÚCIA CORREA
ESCOLA E DEMOCRACIA
São Luís
2012
CAMILA ESCARLETY COSTA
KARLA FERNANDA PIRES DOS SANTOS
LÍDIA THAISLENE DOS SANTOS SOUSA
NORA LÚCIA CORREA
ESCOLA E DEMOCRACIA
São Luís
2012
INTRODUÇÃO
A obra Escola e Democracia de Demerval Saviani pretende esclarecer a situação da educação, senão uma melhor compreensão, de sua relação com os diferentes aspectos da sociedade, da historia e dos momentos políticos. Neste livro o autor denuncia as formas de discriminação na educação, ao mesmo tempo em que sugere uma pedagogia capaz de superar as desigualdades.
Também é levantada a questão da democracia na educação brasileira, e sua relação com a sociedade ao longo da historia.
O autor analisa a intervenção das diferentes teorias pedagógicas na questão da marginalidade, retrata um de seus principais objetivos, que é o de sacudir a “maquina” político-educacional, balançando as Curvaturas das Varas em busca de equilíbrio ideal e compreender a Pedagogia-Histórico proposta.
PROBLEMA
Devido ao fato de na década de 70, 50% dos alunos abandonavam as escolas primarias em condições de semi-analfabetos/ analfabetos, e também as crianças com idade escolar, que não possuem acesso a escola, que já se encontram marginalizadas dela, o autor propõe a realidade da marginalidade com ao fenômeno da educação brasileira.
Assim sobre a questão da marginalidade, Saviani classifica as teorias educacionais em dois grupos:
Teorias Não - Críticas: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista, este grupo pretende que a educação é capaz