Escola tradicional
As escolas tradicionais são famosas por sua grande severidade e tradicionalismo. Foram muito comuns em épocas passadas, onde o ensino era muito rígido e os alunos estudavam seriamente em classes que eram separadas por gênero (masculino e feminino). Atualmente ainda existem muitas escolas que seguem o estilo tradicional, que são conhecidas por sua grande tradicionalidade, rigidez em regimes de colégios internos. Grandes ícones políticos e sociais estudaram em diversos tipos de escola tradicional, onde o respeito pelo professor e a grande quantidade de horas-aula e ensino de qualidade são destaque.
Características da escola tradicional
A escola tradicional caracteriza-se pela grande formalidade de ensino. Os internatos são grandes exemplos de escola tradicional no Brasil e no mundo. Suas características principais são disciplina e respeito. Na escola tradicional, a relação de aluno e professor é focada na transmissão de conhecimento, que é de propriedade plena do professor. Autoridade e respeito são transmitidos pelos professores tradicionalistas, que visam o maior aprendizado dos jovens através de aulas rigorosas. O saber é mais abstrato, o professor utiliza linguagens formais e consultas a enciclopédias.
Na escola tradicional a obediência é considerada uma virtude do aluno. Esta precisa ser de berço, onde os alunos que não adequam-se ao padrão exigido na escola tradicional não faz parte do corpo de alunos. No processo de aprendizagem, é comum aulas expositivas, com avaliações orais e grande quantidade de deveres para serem realizados fora do horário de aula. Exercícios repetitivos são muito utilizados para a fixação da matéria na escola tradicional.
Escola tradicional no Brasil
A escola tradicional ainda se faz presente no Brasil. Em muitos estados, é comum a presença de internatos e colégios militares, que são extremamente parecidos com a escola tradicional antiga. Estes colégios destacam-se pela grande quantidade de matérias e