A escola tradicional
O modelo tradicional da educação vem mostrar o conhecimento como um conteúdo, como informações, coisas e fatos a serem transmitidos aos alunos.
Nessa visão o aluno vai para a escola receber uma educação, recebe o conhecimento já pronto e totalmente organizado, onde os livros adotam estilo expositivo e informativo, já que o intuito é somente transmitir informações.
A escola prepara os alunos intelectualmente e moralmente para que estes assumam um papel na sociedade, mantendo um compromisso com a cultura.
A pedagogia tradicional caracteriza-se por privilegiar o pólo da tradição constituída, onde o saber é transmitido sem possibilidades de questionamentos. O professor que detém o saber e a autoridade em sala de aula.
Não existe diálogo entre professor e aluno, pois existe uma disciplina a ser seguida para assegurar a atenção e o silêncio, descartando a valorização do raciocínio e valorizando a memorização.
Para isso, o educador usa métodos de perguntas e respostas, e é responsabilidade do aluno aproveitar a aula, repetindo o que lhe foi ensinado para mostrar que aprendeu.
O ensino tradicional deixou de herança a prática pedagógica do professor que por trás de suas ações, há sempre um conjunto de idéias que as orienta, mesmo quando ele não tem consciência dessas concepções e teorias, elas estão presentes.
A substituição de respostas erradas por respostas certas, o olhar focado somente no que o aluno não sabe ao invés de focar no que esse aluno sabe no que ele trás de bagagem; tudo isso ainda está presente no modelo de aprendizagem conhecido por estímulo-resposta. Modelo este que ainda podemos observar na prática do professor ainda que de forma