TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
1.INTRODUÇÃO
Este desafio foi elaborado com base em diversas fontes, tendo como objetivo a compreensão do surgimento das Teorias da Administração como um evento social, que acompanha a própria evolução humana. A importância das propostas das Teorias da Administração para diagnosticar situações, definir estratégias, dimensionar e planejar a aplicação de recursos.
Destacamos dentre os temas as principais características das Abordagens: Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração.
2. ETAPA Nº 1 - INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL, OS PRIMÓRDIOS E ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Leo Huberman, na História da Riqueza do Homem, observa que a formação da riqueza ao longo da história ocorreu por diversas influências sócio-econômicas. Ele descreveu um dos primeiros grandes movimentos de formação da riqueza no Estado nacional: a concentração econômica. Podemos citar, o período colonial, quando todo ouro extraído do nosso país (colônia na época) era encaminhado à metrópole, Portugal. São inúmeros os exemplos de centralização econômica, mas o interessante é percebermos que ao longo do tempo o modelo de concentração econômica se transformou, se aperfeiçoou, se modernizou, mas continuou gerando desigualdades crescentes.
2.1.HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a.C., na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada.
Em seguida, na China de 500 a.C., a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e