Escola sistemica
Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentes. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção.
Os tipos de sistemas podem ser classificados como físicos, abstratos, fechados ou abertos.
Físicos são compostos de equipamentos, de maquinários e de coisas reais. Abstratos são compostos de conceitos, filosofia, planos, idéias e hipóteses. Há uma complementação entre os sistemas físicos e abstratos, os sistemas físicos precisam de um abstrato para poder funcionar e desempenhar suas funções.
Os sistemas fechados são sistemas que não apresentam intercambio com o meio ambiente que os rodeiam, pois são incompreensíveis a qualquer influencia ambiental, sendo assim os sistemas fechados não recebe influencia do ambiente e também não influencia o ambiente. Os sistemas abertos apresentam relações de intercambio com o ambiente, através de entradas e saídas, os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente.
O aspecto mais importante das características dos sistemas é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo que apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos de emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe em seus elementos em particular. Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos, que definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade de alcançar. Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudanças em todas as suas outras unidades, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetara todas as unidades devido ao relacionamento