Escola Sistêmica
Semestre
2013
Fundamentos de Gestão
Escola Sistêmica
Lucas Gomes da Silva
Gulherme S. C. P. Santos
Caio Marrafon de Paula
Willian S. Queiroz
Ciências Econômicas - UNIMEP
13/09/2013
Índice
1. Introdução
2. O que é a escola sistêmica ou abordagem sistêmica
3. Grandes influentes na escola sistêmica
4. Cibernética e a administração
5. Rede
6. Banco de dados
7. Teoria matemática da administração
8. Teoria de sistema
9. Imagens
10. Referências bibliográficas
2
INTRODUÇÃO
O surgimento da escola sistêmica mudou fundamentalmente a maneira de encarar os acontecimentos nas organizações.
Observou-se a necessidade de desenvolver nossa visão do todo. Tomar uma decisão sem analisar a situação num âmbito geral, pode trazer danos ao profissional e a organização, gerando assim, decisões unilaterais, isoladas, inconsistentes, sem credibilidade e com prejuízo.
Ter a visão sistêmica de um problema é saber usar a intuição, a sensibilidade, a emoção e também a razão na tomada de decisão, tendo a consciência do que sua decisão pode causar na resolução desse problema e quais consequências podem trazer. Analisar atentamente cada detalhe nos fará escolher a decisão, a qual consideramos ter o resultado mais positivo.
Assim visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e o futuro. É um exercício de percepção. E para melhorar nossa capacidade de decidir e compreender o encadeamento de ato/consequência é necessário treinar nossa observação (Visão Sistêmica).
A partir dessa escola, pretendeu-se não mais discutir se tudo o que acontecia nas fábricas era fruto de uma política que buscava maximizar a produtividade por meio da adaptação do homem à máquina, ou se, pelo contrário, se buscava maximizar a produtividade mediante a adaptação da máquina ao homem. Ou seja, a escola Sistêmica nada mais é que o desenvolvimento de uma visão sistêmica:
Amplia sua visão para o processo como um todo;